top of page
  • Writer's pictureeliannigaio

RDAs, RDAs Garantem Ótima Saúde? Dieta Paleo e Porque Precisamos de uma Dieta Diversificada Parte II


Parte I - Dieta Densa em Nutrientes, Nutrientes Vitais a Saúde e mais.


Parte II - É seguro nos basearmos na recomendação do RDAs dos nutrientes?


O RDA (Recommended Dietary Alowance) de nutrientes, foi criado durante a Segunda Guerra Mundial por um comitê organizado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, que investigava na época questões de nutrição que pudessem “afetar a segurança nacional”.


Desta forma, desde 1943, o RDA tornou-se uma estimativa da ingestão mínima diária de nutrientes, considerada segura para atender as necessidades nutricionais de pelo menos 97-98 por cento da população saudável. (1)


Mas será que o RDA de um nutriente é realmente suficiente para garantir ótima saúde ao longo da vida?


O RDA representa a quantidade mínimo de ingestão diária de cada nutriente e, não leva em consideração o sexo, a idade ou o estado de saúde de cada individuo. Portanto, o RDA representa uma dose de nutriente suficiente para evitar sintomas agudos de deficiência na população, mais, não representa a dose adequada de nutrientes capaz de garantir ótima nutrição e bem estar ao longo da vida.


De tal modo, muitos estudos científicos mostram que a maioria dos indivíduos se beneficiam com uma ingestão de nutrientes acima da dose recomendada pelo RDA. O que confirma que precisamos de mais nutrientes em nossa dieta do que as referências mínimas estabelecidas por este comitê.


Logo, o RDA não representa o consumo ideal de nutrientes necessários para promover ótima saúde e bem-estar no longo prazo. Assim, a maneira mais segura para prevenirmos deficiências de nutrientes e consequentemente, problemas crônicos de saúde é através da otimização de uma dieta variada e colorida. Balanceada em macronutrientes de alta-qualidade e densa em micronutrientes biodisponiveis, de fácil digestão e absorção. E vou explicar abaixo em mais detalhes. (2, 3, 4, 5)


Que tipo de dieta devo buscar?


Lembre-se que se focarmos apenas nas quantidades mínimas de nutriente exigidas pelo RDA, corremos riscos de comprometer nossa saúde. O RDA garante nossa sobrevivência, quando de fato, necessitamos de uma dieta rica e densa em nutrientes em quantidades que nos assegure energia, vitalidade e bem-estar ao longo da vida.


Desta forma, devemos garantir através de nossa alimentação diária todos os nutrientes vitais que nosso corpo precisa para funcionar plenamente. Assim, precisamos de uma dieta rica e densa em nutrientes biodisponiveis que nos ajudem a manter no longo prazo ótima saúde, alto nível de energia e bem-estar físico e mental.


De tal modo que se você deseja prevenir ou reverter uma condição crônica de saúde, corrigir desequilíbrios nutricionais e fortalecer teu sistema imunológico, meu conselho é que você implemente a dieta Paleo.


A dieta Paleo respeita nossa genética e foca em uma grande variedade de alimentos ricos em nutrientes vitais e biodisponiveis, que podem ser prontamente utilizados por nosso corpo.


Por que dieta Paleo?


Imagine como nossos ancestrais viviam, suas dietas e estilo de vida... Completamente diferentes do que observamos nos dias de hoje, não e mesmo?


Em verdade, devemos considerar que a alimentação de nossos ancestrais era diversa e densa em nutrientes e, que ao contrário, nos dias atuais, os alimentos modernos são abundantes em calorias vazias, sem nenhum nutriente, e repletos de ingredientes sintéticos e inflamatórios.


Portanto, existe vasta evidência cientifica que nossos ancestrais evoluíram extraindo parte substancial de suas dietas através de animais terrestres e aquáticos. E, de acordo com a perspectiva da comunidade ancestral de saúde, deveríamos nos alimentar respeitando a maneira como nossos ancestrais se alimentavam.

Assim, a comunidade ancestral de saúde inclui na sua dieta uma lista de alimentos que eles consideram os mais ricos em nutrientes do planeta. E, nesta lista estão incluídos muitos alimentos que foram banidos e condenados por décadas pela comunidade convencional de nutrição.


Por exemplo, produtos de origem animal, como as carnes vermelhas, órgãos de animais, aves, ovos e laticínios gordurosos, de preferência de animais alimentados com pasto e criados soltos. Além dos frutos do mar, crustáceos, algas e peixes gordurosos como o salmão, a cavala, sardinhas, etc.


Claro que nesta lista também estão incluídos uma grande variedade de plantas, como folhas, ervas, verduras num geral, raízes, frutas, nozes, sementes, etc., de preferência orgânicos e o mais fresco possível.


Como você pode ver, todos os alimentos incluídos na dieta da comunidade ancestral de saúde faziam parte das dietas de nossos ancestrais antes das Revoluções Agrícola e Industrial. E, esta lista inclui praticamente todos os alimentos permitidospela dieta Paleo, que visa alimentos de alta qualidade e densos em nutrientes biodisponiveis. (6, 7)


Por que necessitamos de uma dieta diversificada?


Imaginem que nossos ancestrais comiam entre 100 a 200 tipos diferentes de plantas por ano. Isto sem contar com as espécies animais. Portanto, fomos geneticamente programados através de milhões de anos de nossa história comendo uma dieta diversificada, fresca, densa em nutrientes e fibras.


Por este motivo, uma dieta variada, densa em nutrientes e fibras basicamente reproduz a forma como nossos ancestrais se alimentavam e, beneficia diretamente nossa flora/microbiota intestinal, que é formada pelas colônias de bactérias que vivem em nosso intestino.


Muitos estudos científicos comprovam que dependemos diretamente de uma flora/microbiota intestinal saudável e diversa para plena saúde e bem-estar. E, que nossa dieta pode alterar positiva ou negativamente nossa flora/microbiota intestinal em apenas 24 horas.


Assim, quanto mais diversa, nutritiva e variada for nossa dieta, mais diversa e variada será nossa flora/microbiota intestinal e mais facilmente nos adaptaremos às perturbações de nosso meio ambiente. Mais fortes e saudáveis seremos. (8, 9, 10)


No próximo artigo vou falar como implementamos uma dieta diversificada e muito mais.


Por favor, deixe um comentário no link abaixo.


Referencias:

1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-

10-




21 views0 comments
bottom of page