top of page
  • Elianni Gaio

13 Alimentos que Estimulam o Sistema Imunológico e 10 Alimentos Supressores do Sistema Imunológico

13 Alimentos que Estimulam o Sistema Imunológico e

10 Alimentos Supressores do Sistema Imunológico

Antes que a pandemia do corona vírus ganhasse a atenção do mundo, estávamos e continuamos enfrentamos um sério desafio na área da saúde: uma verdadeira epidemia de doenças crônicas.

Mais de setenta por cento das mortes mundo afora, se devem a condições crônicas de saúde. Além disso, problemas crônicos de saúde afetam quase a metade (aproximadamente 45%) de todos os americanos, e este número está crescendo todos os dias (1).

Então, você concorda que tanto a pandemia do corona vírus quanto a epidemia de doenças crônicas são condições graves que ameaçam nossa saúde?

Infelizmente, a epidemia de condições crônicas de saúde nunca ganhou a mesma atenção VIP da mídia, apesar de destruir globalmente a qualidade de vida das pessoas, diminuir o tempo de vida, ser a principal causa de incapacidade física e mortes prematuras.

Além disto tudo, ter uma condição crônica de saúde aumenta o risco de COVID-19 com graves implicações.

De acordo com o CDC (Centro de Controle de Doenças), “os grupos com maior risco da doença COVID-19 com implicações graves são os adultos com idade avançada e pessoas de qualquer idade que tenham condições crônicas pré-existentes, principalmente se estão condições não estiverem bem controladas e incluem: pessoas com doença pulmonar crônica ou asma de moderada a grave, problemas cardíacos, tabagismo, deficiências imunológicas e que fazem uso prolongado de corticosteroides, entre outros medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico, câncer, obesidade grave, diabetes etc. ”

Com isto em mente, mais do que nunca, é hora de cuidarmos de nós mesmos, trabalharmos duro e reverter quaisquer condições crônicas de saúde e fortalecer nosso sistema imunológico.

Então, como melhorar de uma condição de saúde crônica?

Qualquer problema crônico de saúde, seja físico ou mental, é uma condição de saúde que dura mais de um ano e causa restrições funcionais ou requer monitoramento ou tratamento contínuo.

E é cientificamente comprovado que a principal causa de doenças crônicas não é genética, mas comportamental. Basicamente, a maioria das doenças modernas é motivada pelas más escolhas que fazemos. Como exemplo, dietas pobres em nutrientes, altos níveis de estresse por tempo prolongado, dormir pouco e atividades físicas inadequadas (excessos ou falta total de exercício fisico) (2).

Normalmente, estas más escolhas são repetidas várias vezes, durante anos seguidos. Em particular, muitas pessoas passam a vida inteira comendo uma dieta carente de nutrientes vitais e cheias de tóxicos, sobrecarregadas e estressadas, não dormem bem e não priorizam o exercício na rotina diária ou simplesmente fazem exercícios físicos em excesso. E esta combinação é realmente uma receita para um desastre.

Desta forma, quando afrontamos com uma condição crônica de saúde significa uma forte mensagem de nosso corpo, nos dizendo que precisamos mudar nossos hábitos. Especialmente, que precisamos mudar nossa dieta e ajustar nosso estilo de vida. Isto se optamos por ser ativos, querendo ver melhorias duradouras em nossa saúde (3).

A boa notícia é que, quando damos ao corpo as informações corretas por meio de uma dieta rica em nutrientes e removemos produtos ou “alimentos” inflamatórios de nossas dietas diárias, damos a nosso corpo a chance de se recuperar.

Definitivamente, os mais potentes estimuladores do sistema imunológico você encontrará no supermercado na forma de alimentos. Nas comidas de verdade. E não em forma de medicamento ou suplemento.

Portanto, se você deseja prevenir e reverter uma condição crônica de saúde e fortalecer teu sistema imunológico, aproveite a pandemia viral como uma oportunidade de mudar tua dieta e estilo de vida. E o meu melhor conselho para você é implementar a dieta Paleo em tua vida. Uma dieta baseada em alimentos ricos em nutrientes e que respeita nossos genes (4, 5, 6)

No entanto, se você não quer mudar radicalmente tua dieta agora,

ao menos inclua na tua lista do supermercado os alimentos abaixo. Estes alimentos são potentes estimuladores do sistema imunológico e ajudam a prevenir e reverter condições crônicas de saúde.

Alimentos para fortalecer o sistema imunológico:

1- Alho (um antiviral natural e potente, antifúngico, antibiótico, etc.) (7)

2- Gengibre fresco e raízes de açafrão (na forma de chás e temperos ou uso em teus pratos favoritos) (8)

3- Frutas cítricas - cheias de vitamina C (9)

4- Vegetais coloridos e saladas – Procure comprar teus vegetais e saladas da forma mais diversificada possível, para ajudarem a aumentar a diversidade de bactérias benéficas no intestino (10)

5- Alimentos fermentados (alimentos ricos em probióticos) (11)

6- Raízes e tubérculos (alimentos ricos em prebióticos) (12)

7- Órgãos como fígado, moela, coração, etc., ricos em vitaminas A, E e D, necessárias para o perfeito funcionamento do sistema imunológico, na forma de alimentos (13)

8- Mel puro e cru - um antibiótico natural potente, anti-inflamatório, cheio de enzimas (14)

9- Limão espremido na hora – pode adicionar um pouco de mel puro e cru

10- Ervas e especiarias (todos antibióticos potentes, antivírus, antifúngicos, etc.) (15)

11- Sardinhas, cavala, arenque, salmão selvagem – fontes de vitamina A, E e D necessárias para o adequado funcionamento do sistema imunológico (16)

12- Ovos caseiros

13- frango e carne vermelha – orgânicos de preferência para escapar dos hormônios e medicamentos usados nos animais (17)

14- Caldo de osso, frango ou peixe (multivitamínico e mineral natural, pronto para ser digerido e absorvido pelo organismo, mesmo quando o sistema digestivo não está digerindo e absorvendo adequadamente. (18)

Assim, aumente o consumo diário de alimentos ricos em nutrientes, como órgãos, carnes, frangos, ovos, frutos do mar, caldo de osso / frango / peixe, peixe gordo como sardinhas e salmão selvagem, frutas, legumes, ervas, e folhas verdes, de preferência frescas, orgânicas e locais.

Por outro lado, restrinja o consumo de “alimentos” inflamatórios e supressores do sistema autoimune. Abaixo, você encontra uma lista destes produtos e te recomendo que você os remova completamente da tua dieta.

Alimentos a serem removidos (ou pelo menos reduzidos) da dieta:

1- Óleos vegetais processados e industrializados, como por exemplo: óleos de sementes como o milho, canola, girassol, soja, algodão, amendoim, uva, etc. (19)

2- Margarinas e maionese (20)

3- Açúcar e adoçantes artificiais concentrados - Splenda, Equal, NutraSweet, xarope de milho com alto teor de frutose, xarope de bordo, etc (21, 22)

4- Consumo excessivo de álcool (23)

5- Produtos açucarados e processados, incluindo refrigerantes dietéticos e refrigerantes comuns, sucos, chás doces, bebidas energéticas, mel processado, doces em geral, biscoitos, etc (24)

5- Sucos de frutas comerciais - todos carregados de açúcar

6- Alimentos processados, como bolachas salgadas, batatas fritas, biscoitos, bolos, cereais matinais (um dos piores “alimentos” do planeta), panquecas, doces embalados, farinha processada, mesmo que sejam integrais e orgânicas, porque ainda assim, são processadas, massas, pão, etc. (25)

7- Refeições congeladas prontas, como pizzas, salgadinhos, etc.

8- Conservas, a menos que estejam isentas de conservantes, aditivos e todos os ingredientes processados

9- Excesso de cafeína (26)

10- Grãos – todos difíceis de serem digeridos (27)

* Se você estiver enfrentando escassez de alimentos onde você vive devido à atual crise do corana vírus, aguarde um momento melhor para implementar mudanças na tua dieta. Nesse caso, comece trabalhando em tua rotina de exercícios, melhorando o sono, ou gerenciamento de estresse e deixe para o final da fila as mudanças em tua dieta, ate que a situação de desabastecimento de alimentos, se normalize.

Como você pode ver, é crucial remover da dieta os "alimentos" processados, pois estes estão associados a um número alarmante de consequências para a saúde. Por exemplo, o consumo destes alimentos está associado ao desenvolvimento de respostas inflamatórias e desequilíbrios metabólicos, e são fatores de risco associados a doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e quase todas as doenças crônicas modernas. Ou seja, não favorecem a boa saúde.

Considere que nossos ancestrais consumiram por 2.5 bilhões de anos uma dieta densa em nutrientes e tinham estilos de vida ativos. Atualmente, nossa dieta tem abundância de calorias vazias, ou seja, sem nutrientes e alimentos inflamatórios. Além disto, estilos de vida sedentários.

Portanto, podemos investir nosso tempo, energia e dinheiro em uma dieta rica em nutrientes, bem como melhorar nosso estilo de vida. Sem dúvida, as principais armas que podemos usar em nosso próprio benefício afim de fortalecermos nosso sistema imunológico e melhorarmos nossa saúde num geral.

Assim, espero e desejo que nos próximos dias todos percebam que teremos este vírus ao nosso redor para sempre. Infelizmente, não temos como eliminar o corona vírus do mundo. O que podemos fazer é nos fortalecer e concentrar nossa atenção e energia melhorando nossa saúde e bem-estar.

Como você pode perceber, tanto a pandemia do corona vírus como a epidemia de problemas crônicos de saúde são condições que colocam nossa saúde em risco e que devem receber cuidado e atenção. Em particular, este é um momento perfeito em que devemos ter coragem e disciplina e assumirmos nossa saude em nossas mãos, fazendo as mudanças necessárias em nossas dietas e na maneira que vivemos para podermos prosperar.

Muita saúde, amor e alegrias a todos e por favor, deixem um comentário abaixo.

107 views0 comments
bottom of page