top of page
  • Elianni Gaio

21 Estratégias para nos Mantermos Física e Mentalmente Saudáveis Nestes Tempos de Incertezas

Como Permanecer Física e Mentalmente Saudáveis, nestes Tempos Loucos que todos Estamos Vivendo?

Estamos sendo emocionalmente, psicologicamente, fisicamente e de alguma forma espiritualmente desafiados com essa situação de corona vírus. E se isto for apenas a ponta do iceberg desta situação?

Infelizmente, alguns especialistas de saúde estão prevendo que esta situação do coronavirus pode durar alguns meses. Mais precisamente, entre 12 e 18 meses.

Na realidade, ninguém sabe ao certo quanto tempo pode demorar para acalmar o contágio e as consequências deste vírus. Ninguém na face da terra experimentou algo como o corona vírus antes.

Este é um momento de incertezas em todos os aspectos de nossas vidas. E, para ser bem sincera, todos estamos preocupados de alguma forma, com medos e ansiedade em diferentes níveis. E nosso medo piora muito se assistimos as notícias na TV, vendo todas as coisas ruins que estão sucedendo ao redor do planeta, confirmando que há uma ameaça real em nossas vidas. Este medo as vezes cresce tanto que se transforma em pânico.

Na realidade, quando focamos nossa atenção em emoções como medo, ansiedade, pânico, desespero, raiva, inveja, insegurança, tristeza, desesperança, etc., ativamos em nos um modo de sobrevivência. E quando nossa mente esta neste estado de estresse, ou perigo de maneira crônica, criamos uma condição propicia a doenças físicas, incluindo problemas imunológicos, resfriados, problemas cardíacos e basicamente todas as condições crônicas de saúde. Ou seja, tudo o que não queremos neste momento e em nenhum outro momento da nossa vida.

Quando estamos em uma situação estressante nosso cérebro ativa nosso sistema nervoso autônomo que nos mantém em um modo de sobrevivência, ou o chamado modo de luta ou fuga (a maneira primitiva que fomos geneticamente programados para reagirmos ao estresse). E neste modo, produzimos hormônios do estresse que nos dão energia para correr, lutar, nos defender e sair do perigo. E este é um mecanismo de defesa perfeito se estivéssemos sendo perseguidos por um leão e necessitando correr.

Considere que mesmo a maneira como percebemos as coisas e problemas ao nosso redor ou mesmo nossos pensamentos, ativam nosso mecanismo de defesa a produzir hormônios de estresse. Por exemplo, quando estamos em um ambiente seguro, mas ainda preocupados com o nosso futuro, este pensamento por si só estará ativando nosso mecanismo de sobrevivência a liberar hormônios de estresse. E, se estamos com este modo de defesa ativado por um longo tempo, gastamos nossa preciosa energia, que necessitamos para o longo termo e enfraquecemos nosso sistema imunológico..

Imagine o que pode acontecer com nossa saúde se continuarmos focando nossa energia nesta situação assustadora, que promete ser prolongada? Inquestionavelmente, a pior ideia neste momento é focarmos nossa energia nas noticias crueis das redes de televisão.

A ideia não e ficar alienado de tudo. Escolha um especialista em saúde, cientista ou profissional que você confie e escute diariamente as opiniões e atualizações desta pessoa. No mais, pare o máximo possivel de se expor as notícias, vídeos, comentários e tudo o que causa mais ansiedade, desesperança, medo ou pânico (e hormônios de estresse que causam doenças e comprometem a imunidade).

Concentre teu precioso tempo e atenção em coisas que realmente te ajudarão a viver uma vida plena, rica e gratificante, mesmo enquanto vivemos nestes tempos de incertezas.

Mais do que nunca, todos nós precisamos nos manter saudáveis ​​e com sanidade mental, confiando que tudo ficará bem, fazendo planos para nosso futuro, investindo em nossa saúde e fazendo o melhor possível em meio às incertezas para manter nosso bem-estar físico e mental, nossa energia para o longo prazo e fortalecer nosso sistema imunológico.

Portanto, é crucial nos separarmos dos problemas que enfrentamos e investirmos nosso tempo precioso construindo resiliência, concentrando nossa energia em coisas positivas. Assim, aumentaremos nossa própria energia, a energia das pessoas ao nosso redor e a energia do mundo. Exatamente o que todos nós precisamos.

Portanto, faça um compromisso de incluir em teu dia muitas coisas positivas a fim de se manter forte física e mentalmente. Na verdade, todos os itens abaixo são estratégias bem documentadas cientificamente que nos ajudam a viver a vida de forma gratificante em qualquer momento. Todos considerados antídotos para o estresse. Você está pronto?

1- Ore, visualize e confie que tudo vai ficar bem. Continue sonhando com um futuro brilhante e veja em detalhes como será sua vida em um mês, dois meses, seis meses, um ano, cinco anos, etc. Continue sonhando (aqui). O otimismo desempenha um papel importante no envelhecimento saudável e está associado a melhores resultados de saúde física e cognitiva.

2- Afirmações positivas - Está bem documentado que intervenções como afirmações trazem benefícios em situações ameaçadoras, diminuindo o estresse e aumentando o bem-estar.

3- Meditação Mindfulness - Numerosos estudos demonstraram os benefícios em todos os aspectos da nossa saúde. Existem aplicativos como Calm, Headspace, Buddhify, Inside Timer, que você pode baixar gratuitamente e iniciar agora. Ou se você quiser aprender meditação transcendental, me envie uma mensagem, e eu posso te ensinar essa forma de meditação gratuitamente.

4- Meditações e exercícios de autocompaixão pela Dra. Kristin Neff. Pesquisa científicas confirmam que meditação ou exercícios de autocompaixão são eficazes para aumentar a autocompaixão / reduzir a auto frieza e aliviar o estresse e os sintomas de exaustão (somente em Ingles).

5- Exercícios de respiração profunda, (aqui. Inspire devagar, profundamente e suavemente e expire da mesma forma. Faça respirações profundas durante o dia ou a qualquer momento que você notar tensão, ansiedade, medo ou sentimentos que ativam uma resposta do sistema nervoso. Esteja consciente de teus sentimentos e emoções e pare e aprofunde tua respiração sempre que seja necessário.

6- Yoga. Existem algumas aulas on-line gratuitas, aqui, entre outros.Yoga é um exercício que exige concentração, respiração profunda e forca física. Maravilhoso para acalmar a mente e relaxar o corpo.

7- Faça atividades físicas como Tai Chi, Qigong para relaxar e se reconectar com você próprio.

8- Ou exercícios físicos como Zumba, Bar Method online, ou qualquer atividade física que você goste.

9- Faça aulas de dança online.

10- Faça caminhadas de longa distância na natureza (se possível). Reconecte-se com a Mãe Natureza. Ande descalço (se não tiver pesticidas no solo).

11- Faça banhos quentes de banheira diários usando sal Epson, óleos essenciais ou vinagre de maçã na água para desintoxicar e relaxar o corpo.

12- Faça exercícios de yoga para rir. Realmente funciona e mesmo que você faça sozinho, você se sentirá muito melhor após 5 minutos de prática. Te garanto.

13- Jogar jogos de cartas e qualquer jogo disponível com teus filhos ou mesmo sozinho.

14- Mantenha um diário de gratidão, onde você pode escrever por cinco minutos sobre tudo o que você é grata. É comprovado cientificamente escrever sobre o que somos gratos melhora nossa imunidade.

15- Assista a filmes engraçados e de comédias. Ria muito.

16- Ouça músicas que melhorem o astral e te coloquem para cima. Cante alto. Dance sozinha, Ria de você.

17- Aprenda um novo hobby ou um novo idioma em que você estava pensando a respeito nos últimos anos e não teve tempo para isso.

18- Faça aulas on-line gratuitas em Yale. Todo programa de aprendizado no Coursera é flexível e 100% online. Progrida no seu próprio ritmo com palestras em vídeo, testes e muito mais. E mais de 35 milhões de pessoas estão alcançando suas metas com cursos e diplomas on-line nesta que é uma das melhores universidades do mundo. E eles têm cursos gratuitos.

19- Brinque com teu animal de estimação e, se você não tiver um, talvez seja um bom momento para adotar um animalzinho para alegrar teu coração. Se permita.

20- Pinte ou desenhe se você tiver habilidades com as māos.

21- Cuide de alguém que você ama. Mesmo que seja conversando por telefone. Isso fará você se sentir valioso para alguém.

Lembre-se que para mudarmos nossas vidas precisamos mais do que informação. Precisamos agir. Por favor, implemente algumas destas estratégias hoje mesmo em tua vida. Confie, você observará resultados maravilhosos.

Espero de coração que esta situação passe e nos deixe uma lição valiosa. Mas enquanto isto, vamos mudar para melhor nossas vidas e a energia do nosso planeta.

Por favor, mantenha-se seguro, fique em casa o máximo possível e seja proativo, cuidando melhor de você e de tua saúde física e mental.

Bênçãos Infinitas a todos e por favor, deixe teu comentário abaixo.

114 views0 comments
bottom of page