top of page
  • Elianni Gaio

Maçãs - Uma Receita Simples que Melhora Marcadores de Inflamaçāo, Ajuda na Perda de Peso, Melhora o

Será mesmo que uma maçã por dia pode nos ajudar a prevenir problemas crônicos de saúde?

Para começar, é sabido por todos que o consumo de frutas e vegetais, incluindo maçãs, como parte de uma dieta saudável ajuda na prevenção de doenças crônicas e na manutenção de uma boa saúde.

Agora, as maçãs especificamente, têm inúmeros benefícios para nossa saúde, uma vez que é uma fruta rica em fibra dietética, polifenóis e alto teor antioxidante, todos substâncias conhecidas como cruciais a modulação imunológica.

Da mesma forma, é cientificamente comprovado que o consumo regular de maçãs, peras e cenouras está inversamente associado à rinite, asma e sensibilização atópica.

Uma vez que a maçã é uma fruta fácil de ser encontrada, apreciada por todos, bem tolerada e amplamente estudada, chamou a atenção de um incrível médico britânico que vem usando esta fruta por mais de 20 anos em uma "fórmula" ou uma receita que ele criou para ajudar seus pacientes.

O nome deste médico é Dr. Michael Ash, um osteopata, naturopata, nutricionista e educador em medicina funcional e nutrição.

Assim, o Dr. Ash criou uma receita de maçã cozida que ele chama de “uma refeição perfeita para a tolerância da mucosa, ou seja, uma combinação perfeita de alimentos moduladores do sistema imunológico”.

Na verdade, esta é uma refeição perfeita para alimentar nossos micróbios intestinais ou microbiota. Como a maçãs têm uma fibra resistente ou tipo de fibra que resiste à nossa digestão “normal”, fermentando no cólon do intestino, onde é digerida pelas bactérias gastrointestinais. E, as bactérias quando alimentadas com estas fibras, em troca produzem ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs). E os AGCCs têm muitos efeitos benéficos em nossos corpos.

Portanto, esta receita de maçã cozida está detalhada em um excelente artigo que Dr. Ash escreveu onde ele explica cada um dos ingredientes usados, provando cientificamente serem eficazes em muitas condições de saúde.

Assim, consumindo habitualmente está receita tão simples nos ajudara a melhorar marcadores inflamatórios, reduzir a necessidade de medicação anti-inflamatória, controlar o peso, melhorar o humor, melhorar as funções gastrointestinais, promovendo fortalecimento na flora intestinal, melhorando tanto as funções digestivas, como a eliminatória, etc.

Incrível, não é?

Além disso, a “formula” ou receita de maçãs cozidas do Dr. Ash é fácil de preparar e é deliciosa.

Maçãs Cozidas

Rende 6 porções

Tempo de Preparo: 10 minutos

Tempo de Cozimento: 15-20 minutos

Tempo Total: 25-30 minutos

Ingredientes

6 maçãs orgânicas - qualquer maçã orgânica de tua escolha, com a casca, cortadas em fatias bem finas

½ xícara de uva passas orgânica

2 colheres de sopa bem cheias de canela

½ xícara de água filtrada

Modo de Preparar Coloque uma panela grande em fogo médio, adicione todos os ingredientes, mexa bem para combinar

Cozinhe até as maçãs ficarem macias e bem cozidas, 15 a 20 minutos

A cor deve ser um castanho avermelhado com o resultado da canela

Transfira para 6 potes individuais pequenos, mantenha refrigerado (já deixe as porções separadas para ficar mais fácil quando for servir)

Você pode comer frio ou quente

Na hora que for comer, adicione nas maçãs:

. 1-2 colheres de sopa de iogurte natural (uma marca confiável e sem açúcar)

. 1 colher de chá de mel puro e cru (sem nenhum processamento)

. algumas mirtilos, amoras ou frutas vermelhas disponíveis

. algumas amêndoas

* Esta receita dura entre 3-4 dias na geladeira se estivere em potes individuais - ou mais tempo se você usar vidros com tampas bem lacradas.

De acordo com o Dr. Ash, "quanto mais você comer esse alimento, melhor equipara teu sistema imunológico para lidar com a exposição aos antígenos".

Caso você queira ler o artigo do Dr. Michael Ash, por favor, clique aqui.

Como mostrei acima, esta é uma receita simples e que é cientificamente comprovada. Desenvolvida por um médico apaixonado pelo que faz, utilizando com sucesso a comida como medicamento na prevenção e tratamento de condições crônicas de saúde.

E você? Rotineiramente inclui frutas e legumes na tua dieta? Por favor, deixe teu comentário abaixo.

13,095 views0 comments
bottom of page