top of page
  • Elianni Gaio

Gengibre - 19 Benefícios Comprovados na Prevenção e Tratamento de uma Variedade de Doenças

O gengibre é uma planta muito versátil que vem sendo usada a milênios não somente como especiaria na culinária, como também no preparo de remédios caseiros e, amplamente usada pela medicina Chinesa, Japonesa e ayurvedica na prevenção e tratamento de uma variedade de doenças.

Assim, o gengibre vem sendo usado como anti-inflamatório, aliviando dores e sangramentos menstruais, como remédio natural para problemas gastrointestinais num geral, no controle do apetite, etc.

O poder desta raiz esta relacionado com o alto teor antioxidante, anti-inflamatório, assim como a outras atividades biológicas encontradas em seus componentes.

O gengibre é rico em minerais como o cálcio, magnésio, sódio, potássio, manganês, ferro, zinco, cobre e fosforo. E, também possui vitaminas B6 (piridoxina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), vitamina C e o folate.

Além destes benefícios conhecidos ao longo do tempo, em pesquisas recentes, os cientistas estão também comprovando que o gengibre tem um papel significativo na prevenção e no tratamento de numerosas doenças. Inclusive, alguns componentes ativos desta raiz, como o gingerol, o paradol e o shogaol, apresentam atividades anti-tumorígenas, ou seja, podem prevenir e tem potencial para ser uma possível arma contra o câncer.

Além do gengibre, outras plantas medicinais superpoderosas como

o cardamomo e o açafrão-da-Índia, mais conhecido como cúrcuma ou turmerico, fazem parte da mesma família de plantas curativas com alta capacidade anti-inflamatória e antioxidante, mas estas ervas não são tão simples de serem usadas e absorvidas pelo corpo como o gengibre.

Desta forma, o gengibre com seu grande poder medicinal, tem potencial comprovado para prevenir e tratar uma variedade de problemas de saúde dos mais simples aos mais graves, conforme listados abaixo:

1 - náusea (inclusive náusea na gravidez), vômito, diarreia, ajuda a melhorar a motilidade intestinal, azia,

2 - resfriados, dores e infecções de garganta, bronquites e tosse

4 - saúde cardiovascular, melhora a circulação, melhora de lipídios, aterosclerose, reduz a pressão arterial (hipertensão)

5 - propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, controlando o processo de envelhecimento

6 – diminui a sensação de fome, acelera o metabolismo, potencializa a queima de gordura e perda de peso

7 - prevenção e tratamento de doenças degenerativas (artrite e o reumatismo)

9 - desintoxica, protege contra tóxinas e radiação 10 - potencial antimicrobiano, pode ajudar no tratamento de doenças infecciosas

15 - alivia dores menstrual e sangramento intenso

16 - anti-inflamatorio que alivia dores musculares e dores num geral

17 - melhora os níveis de testosterona

19 - diabetes mellitus, reduz significativamente a glicemia e os níveis de Hemoglobina A1c (glucose referente aos últimos 3 meses)

Incrível, não é mesmo?

Pois é, com todos estes benefícios em mente lembre-se que o gengibre pode ser usado e consumido de diversas maneiras, incluindo: fresco, desidratado, em pó, em conserva, cristalizado e moído. Ou ainda, em forma de suplementos.

Portanto, para que você possa usufruir e maximizar os benefícios do gengibre em tua saúde, sugiro que se torne hábito diário o consumo desta raiz medicinal em tua dieta.

Assim, você pode incluir o gengibre no preparo de sopas e pratos diversos, sobremesas, tônicos, chás, sucos, batido com água ou, da forma que melhor te convier.

O que custa tentar? Além dos inúmeros benefícios na saúde este é um produto delicioso, barato e acessível a todos.

Uma maneira simples de incluir o gengibre em tua dieta diária é em forma de chá (escolha sempre a raiz de gengibre fresca e orgânica ao invés de chás em saquinhos).

E, aqui segue a receita:

Chá da Raiz do Gengibre Fresco

Em uma panela pequena adicione 4 copos de água filtrada e 3-4 centímetros da raiz do gengibre, fatiada

Deixe ferver, reduza o fogo, cozinhe por 5-10 minutos

Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 10 minutos

Sirva quente, frio ou gelado

Adicione em cada copo de chá uma colher de sobremesa de mel cru e puro (não adoce o chá com o mel enquanto estiver muito quente, para não destruir as enzimas do mel).

Tome 2 a 3 vezes por dia ou, conforme desejado

Se esta receita ficar forte demais para você beber (lembre-se que é picante), comece devagar e faca teu chá usando um pouco menos de gengibre e, pouco a pouco vá aumentando a quantidade da raiz usada no chá.

Uma grande maravilha que a natureza sabiamente nos presenteia com tudo que necessitamos.

Portanto, espero que este artigo te incentive a fazer está mudança simples e eficiente em teu estilo de vida, incluindo esta poderosa planta medicinal em tua dieta.

E por favor, não se esqueça de deixar um comentário sobre como você planeja incluir o gengibre no teu dia a dia.

99 views0 comments
bottom of page