top of page
  • Elianni Gaio

Intestino e Saúde - Conhecendo a Importância de Nossa Flora Intestinal ou Microbiota Intestinal - Pa

Microbiota - Parte 2

No meu ultimo artigo expliquei o que é um microbiota intestinal e que a boa saúde depende de quanto equilibrado estiver nosso microbiota ou flora intestinal. Também falei dos fatores que negativamente afetam nosso microbiota intestinal.

Neste artigo, vou falar como varia a composição da flora intestinal entre os indivíduos, quais as condições crônicas de saúde que estão associadas a um microbiota desiquilibrado ou em estado disbiotico e mais.

A Composição de Nossa Flora Intestinal ou Microbiota Intestinal

Pelo que você pode concluir, a composição da nossa flora intestinal varia muito entre cada indivíduo.

Assim sendo, cada um de nós tem uma combinação distinta de espécies microbianas intestinais que nos levam a diferentes capacidades para utilizar nossos componentes dietéticos e também a diferentes probabilidades de risco de doenças.

Também, a composição do microbiota de um adulto reflete em parte a fatores como o estilo de vida no início da vida de cada um e, do histórico de exposição a micróbios, evoluindo de maneira diferente com cada pessoa.

Estudos recentes mostraram que até mesmo o intestino de um feto humano, que os cientistas pensavam que fosse estéril no nascimento, é na realidade povoado de micróbios que passam através da placenta da mãe para o bebe.

No entanto, é depois do nascimento que acontece a colonização mais importante do nosso trato gastrintestinal e depende basicamente do método de parto (cesariana ou natural), da flora materna, da higiene do ambiente e da dieta infantil (se o leite materno ou fórmula alimentada).

Mas, ressaltando que é a nossa dieta ao longo da idade adulta o fator determinante e mais importante na formação da composição, diversificação e riqueza de nossa microbiota intestinal.

Flora Intestinal desiquilibrada – Disbiosis ou crescimento desordenado de bactérias

Do mesmo modo, inúmeros estudos científicos nos mostram que quando a microbiota intestinal está desequilibrada, em estado disbiotico, com crescimento desordenado de bactérias ou uma flora intestinal com supercrescimento do que é chamado de “bactérias malvadas”, pode resultar em várias doenças intestinais, como também doenças fora da área do intestino ou em qualquer parte do corpo.

Quais as condições crônicas de saúde associadas a um microbiota intestinal em desequilíbrio?

Aqui estão listadas algumas condições crônicas de saúde associadas a um microbiota intestinal ou flora intestinal desiquilibrada:

- Diabetes (1)

- Obesidade (2)

- Acne (3)

- Alergias (4)

- Depressão e ansiedade (5, 6)

- Artrite Reumatoide (7)

- Fadiga crônica (8)

- Problemas cardiovasculares (9)

- Condições autoimunes (10)

Porque hoje em dia vemos tantos problemas cronicos de saúde, será uma epidemia?

Imaginem que segundo o Conselho Nacional Americano de Saúde, 40% dos americanos sofrem de alguma condição crônica de saúde. “As doenças crônicas afetam aproximadamente 133 milhões de americanos, representando mais de 40% da população total deste país.

Este número deverá crescer para cerca de 157 milhões em 2020, com 81 milhões de pessoas com múltiplas condições crônicas de saúde.

Ou seja, hoje cerca da metade dos Americanos adultos vivem com uma condição crônica de saúde e, aproximadamente 8% das crianças de 5 a 17 anos relataram ter tido atividades limitadas devido a pelo menos uma doença crônica de saúde ou alguma outra deficiência”.

Os números são realmente mais que assustadores... Então, o que podemos fazer para mudarmos este quadro?

Desta forma, se você está sofrendo de alguma condição crônica de saúde e incluído nas estatísticas acima, lembre-se que a boa saúde depende de quão equilibrado estiver nosso microbiota intestinal,

Assim, se você tem algum sintoma gastrointestinal, mesmo que pareça sem importância, investigue e busque uma forma natural de elimina-lo.

Ao mesmo tempo, comece uma dieta que seja rica em nutrientes. Tenha uma atividade física adequada a tua saúde e metas. Reduza tua exposição a toxinas em teu dia a dia. Procure ter uma noite de sono com qualidade e faca gerenciamento do estresse através de meditação, mindfulness, yoga, tai chi, etc. Lembre-se que estes são os “ingredientes” necessários para um microbiota equilibrado e uma ótima saúde.

Quando implementamos todos esses fatores em nossa rotina diária, vemos milagres acontecendo em nossa vida e em nossa saúde.

Normalmente, nossa dieta e estilo de vida errados são os fatores que nos causam problemas de saúde em primeiro lugar. Somados, estes dois fatores são os que mais influenciam no equilíbrio de nosso microbiota intestinal.

Desta forma, porque esperar inventarem uma droga poderosa na esperança de “curar” teu problema de saúde. Tenha certeza de que não é de medicamento que tua condição crônica precisa.

Normalmente drogas funcionam como BAND-AIDs temporários e além disto nos causam efeitos colaterais.

Então, por que não começar a melhorar tua saúde hoje mesmo fazendo pequenas e sustentáveis ​​mudanças em tua dieta e estilo de vida afim de fortalecer teu microbiota intestinal?

O poder de mudarmos nossa vida para melhor está dentro de cada um de nós.

Por favor, deixe um comentário sobre quais mudanças que você está pensando em fazer esta semana.

Até breve!

35 views0 comments
bottom of page