O que é Bisphenol A (BPA)? Onde o Encontramos? Como reduzimos nossa exposição a este Químico?

May 23, 2018

 

 

Bisfenol A - BPA

 

Neste artigo: O que é bisfenol A? Onde o encontramos? Por que precisamos nos preocupar com BPA?  Quais problemas de saúde podem ser causados por BPA? Como podemos reduzir nossa exposiçāo e a exposiçāo de nossa  familia a este químico?

 

O BPA é um composto industrial com milhões de toneladas produzidas anualmente para uso voltado principalmente na produção de plásticos, policarbonato e resina epóxi.

 

Policarbonato e resina epóxi são materiais facilmente trabalhados, moldados e termoformados, e são comumente usados ​​na fabricação de lentes plásticas em óculos, dispositivos médicos, selantes dentais e compósitos (resina usada em restaurações). Na fabricaçāo de componentes automotivos, equipamentos de proteção, estufas, discos digitais (CDs, DVDs e Blu -ray), revestimentos metálicos utilizados como vernizes para revestir produtos metálicos, como latas de alimentos, tampas de garrafas e tubos de abastecimento de água, embalagens para bebidas, tampas para garrafas e mamadeiras para  bebês, recipientes usados no armazenamento de alimentos, utensílios de cozinha em policarbonato, cosméticos e produtos de higiene pessoal (ftalatos). Nos componentes eletrônicos e elétricos, isoladores elétricos, adesivos, compostos de fundição, selantes, vernizes e tintas. Usados também na produção de papel térmico como o usado em recibos de lojas, ingressos de cinema e em muitas outras aplicações industriais, etc.

                        


Por que precisamos nos preocupar com o BPA?

 

Como você pode ter uma idéia, o bisfenol A é um composto químico sintético que é usado na produção de produtos que usamos ​​diariamente e extensivamente usado na embalagem de alimentos e bebidas pela indústria de alimentos (estima-se que mais de 90% de todos os revestimentos de alumínio e aço são do tipo epóxi resinas, onde mais de 99 por cento tem bisfenol A).

 

O que causa preocupação é que o BPA nas latas e produtos plásticos interagem (contaminam) com os alimentos e bebidas que estāo sendo transportadas. Depois, estes produtos são vendidos, usados ​​e ingeridos pelos consumidores, causando uma série de efeitos adversos à saúde, além de poluirem o meio ambiente.

 

Em uma pesquisa de 2003-2004 feita pelo Centro Nacional de Controle e Prevenção de Doenças (NHANES), cientistas testaram 2.517 participantes com 6 anos ou mais e encontraram BPA em quase todas os individuos testados, revelando a extensa exposição da população dos EUA a este produto químico prejudicial.

 

Quais problemas de saúde podem ser  causados por BPA?

 

O BPA é considerado um disregulador endócrino (mesmo em pequenas doses) e é classificado como um xenoestrogênio, ou uma substância similar a um hormônio, imitando assim o estrogênio natural (o principal hormônio sexual feminino) que é usado pelo corpo afetando assim o sistema endócrino.

 

Estudos ciêntificos mostram que o bisfenol A é responsavell no desenvolvimento de vários distúrbios endócrinos com sérias consequências em humanos, incluindo infertilidade, avanço no início da puberdade, tumores como câncer de mama, ovário e próstata. Além disso, os efeitos de BPA no organismo podem causar problemas cardiovasculares, diabetes, distúrbios metabólicos, incluindo síndrome do ovário policístico, pode aumentar o risco de reações alérgicas, incluindo asma e eczema, alterações na função cerebral, inflamação e problemas imunológicos.

 

Como podemos reduzir nossa exposição a produtos químicos?

 

Algumas dicas basicas para comecar hoje mesmo a reduzir sua exposição a químicos sāo: evitar alimentos processados ​​e que sejam comercializados em caixas, latas, ou embaladgens de plástico. Evitar o uso de óleos vegetais industrializados,  alimentos processados refinados e grãos em sua dieta.

 

Procure sempre alimentos orgânicos frescos e que não estejam embalados. Se alimente de uma grande variedade de raízes (aipim, batatas, batata doce), vegetais, frutas, gorduras boas, carnes de boa procedência e orgânicas, frango orgânico e ovos caipiras e peixes gordos como a sardinha e o salmāo selvagem (evite restaurantes se possível). Assim fortalecerá a capacidade natural de desintoxicação do próprio corpo.

 

Dito isto, como você mesmo pode imaginar, evitar completamente a exposição ao BPA não é possível porque este produto está em toda parte, mais aqui estão algumas recomendações gerais para minimizar a exposição diária a este quimico:

 

. Use mamadeiras de vidro.  Mesmo as BPA-free nāo sāo confiáveis;

. Procure brinquedos para as crianças feitos de madeira sem pinturas sintéticas e tóxicas  ou de tecido;

. Nunca use recipientes de plástico no microondas para esquentar a comida, ou preparar alimentos embalados (pipoca de mocrondas), pois é completamente tóxico;

. Quando possível, escolha recipientess e panelas de vidro, porcelana ou aço inoxidável;

. Não use tábuas de cozinha de policarbonato. Somente madeira;

. Mantenha longe da sua cozinha todos os recipientes e utensílios de plástico;

. Use copos e pratos de vidro para crianças:

. Não use embalagens de plástico para armazenar comidas;

. Não beba água engarrafada em plástico, prefira água engarrafadas em garrafas de vidro ou compre um bom filtro para sua cozinha;

. Rejeite alimentos e bebidas em latas;

. Evite utensílios de cozinha antiaderentes (Teflon) escolha aço inoxidável;

. Recibos de loja, ingressos de cinema e tudo o que é impresso em papel térmico têm vestígios de BPA. Então, recuse todos;

. Procure rótulos nos cosméticos e produtos pessoais e evite aqueles que contenham ftalatos na lista de ingredientes;

. Troque o ar dentro do seu carro abrindo as janelas antes de dirigir;

. Troque o ar dentro de sua casa abrindo as janelas diariamente;

. Lave suas mãos com freqüência;

. Compre estritamenteo que você precisa sem excessos que vāo poluir sua casa e seu meio ambiente.

 

Sempre que você tiver dúvidas sobre qualquer produto, pesquise no website: Environmental Working Group – EWG.

 

Com todas essas dicas em mente e sabendo que o bisfenol A esta em toda parte, eu adoraria ouvir de você quais as mudanças que você vai implementar em tua rotina para proteger você e tua familia deste químico?
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Do you Have a Chronic Illness and Want an Alternative Health Plan to Change your Health for the Better?

February 2, 2018

1/1
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 Elianni Gaio

Tel : +1 (786) 797-0809