top of page
  • Writer's picturedanielsendas

O Poder do Alho

O Poder do Alho

Alho: Preventivo Contra o Câncer

Históricamentente, o alho é usado como medicamento por causa de seus efeitos medicinais. (1)

É uma planta que contém alto teor de um composto do enxofre, chamado allicina, que é responsável pelo seu distinto cheiro. Também, é riquíssimo em antioxidantes.

Antioxidantes são substâncias que evitam a formação de radicais livres no orgânismo, prevenindo assim o envelhecimento precoce das células e doenças como o câncer. (2)

O alho tem múltiplos efeitos benéficos para a saúde. Aqui estão listados alguns deles:

- Antibacteriano

- Ajuda na desintoxicação do corpo

- Anti-viral

- Anticoagulante

- Anti-câncer (1, 2, 3,)

- Melhora no desempenho Atlético e sexual

- Proteje o coração: diminuindo os níveis de colesterol, regulando a pressão sanguínea e melhorando as funções arteriais (1, 2, 3)

- Anti-inflamatório

- Anti-fungíco

- Protege o cérebro

- Ajuda na digestão

- Forlalece a imunidade

O que torna o alho este “super-alimento”?

Um miligrama de allicina, que é o principal ingrediente ativo no alho, equivale a 15 unidades internacionais de penicillina e cada dente de alho tem de sete à treze miligramas de allicina.

Assim, três dentes de alho contém a mesma ação antibacteriana de uma dose padrão de penicilina. (3)

Como usar o alho de maneira adequada para potencializar os seus benefícios?

A melhor maneira de manter todo o poder do alho em nossa alimentaçāo é nāo usá-lo imediatamente após amassá-lo ou cortá-lo. O calor do fogo pode destruir a enzima allinase que é extremamente sensível ao calor.

Ou seja, o alho crú contém as moléculas necessárias para produzir a allicina, mais estas moléculas estão guardadas em “compartimentos” separados e assim desativadas.

Para serem ativadas, as moléculas allinase e allin necessitam interagir diretamente pelo processo de moer ou cortar o alho em rodelas, para que se inicie assim um processo químico que demora cerca de dez minutos, onde a allicina é criada.

Depois deste “periodo de espera” de dez minutos, o alho amassado ou cortado em rodelas está ativado e poderá ser usado nas receitas quentes ou frias, aproveitando assim todos os seus benefícios em nossos alimentos.

Ou seja, descascar o alho e usá-lo imediatamente, sem esperar este processo de ativaçāo de suas enzimas ou “período de espera” de 10 minutos depois de cortá-lo ou amassá-lo, faz com que nāo seja aproveitado o seu total poder. Disperdiçando o que o alho tem de melhor.

Assim concluimos que ao longo de nossa história, o alho vem sendo sabiamente usado como um potênte remédio para inúmeros problemas de saúde. Atualmente, estudos científicos comprovam que este é um alimento que nāo pode ficar fora de nossas mesas simplesmente pelo seu odor forte, pois os seus benefícios sāo incontáveis.

E, sabendo prepará-lo, podemos torná-lo ainda mais potente.

59 views0 comments
bottom of page