• eliannigaio

Salada de Beterraba, Rúcula, Peras e Nozes, Servida com Vinagrete de Mirtilos




Salada de Beterraba, Rúcula, Peras e Nozes, Servida com Vinagrete de Mirtilos

Serve: 4-5


Tempo de preparo: 20-25 minutos

Tempo de cozimento: 20-30 minutos

Tempo total: 40-50 minutos


Ingredientes


Para a salada

- 6 beterrabas orgânicas, cozidas

- 2 xícaras de rúcula orgânica

- ½ xícara de nozes

1 Pêra descascada, cortada em palitos


Para o vinagrete de mirtilos

-1 xícara de mirtilos orgânicos

-1 xícara de água filtrada

-3-4 colheres de sopa de azeite

-1-2 colheres de sopa de vinagre balsâmico

-Sal marinho a gosto

- Suco de 1 limão espremido na hora

-1-2 colheres de sopa de cebolinha verde orgânica

-¼ colher de chá de pimenta-caiena, picadinha


Preparo


Passo 1 (cozinhando as beterrabas)

Corte as folhas das beterrabas, deixando 1-2 centímetros do caule, lave bem

Coloque as beterrabas em uma panela média (mantenha a casca para reduzir a perda de nutrientes), cubra com água filtrada, leve a fervura, cozinhe até ficarem macias, 20-30 minutos

Retire do fogo, escorra a água com cuidado

Transfira imediatamente as beterrabas cozidas para uma tigela com água gelada para interromper o processo de cozimento

Escorra novamente a água, transfira as beterrabas para uma tábua de cortar, deixe esfriar o suficiente para poder manuseá-las

Retire o restante do caule, remova a pele com cuidado, corte em cubos pequenos, reserve


Enquanto as beterrabas cozinham...


Passo 2 (cozinhando os mirtilos, preparando o vinagrete)

Coloque uma panela pequena em fogo médio, adicione os mirtilos e 1 xícara de água filtrada, leve a fervura, cozinhe até que a água reduzir para metade, 20-30 minutos

Retire do fogo, transfira os mirtilos cozidos para um prato de sopa, amasse com um garfo e passe-os por uma peneira

Transfira os mirtilos peneirados para um bowl pequeno

Adicione o azeite, o suco de limão espremido na hora, a pimenta caiena e o sal marinho a gosto,

Bata com um garfo até a mistura ficar homogênea, reserve


Passo 3 (montando a salada)

Em uma travessa grande faça uma cama com a rúcula

Sobre a rúcula, faça uma camada com os cubos de beterraba

Sobre a beterraba, faça uma camada com os palitos de pera

No top, decore com a cebolinha verde

Derrame com cuidado o molho de mirtilos sobre a salada ou sirva ao lado em uma molheira


Propriedades dos ingredientes:


As beterrabassão carregadas de poderosos antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras, protetores anti-inflamatórios vasculares, anticâncer, nitratos, etc.

Estudos mostram que o consumo regular de beterrabas ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo a pressão arterial, diminuindo a inflamação, controlando o estresse oxidativo e preservando a função endotelial. Além de ajudar a melhorar o desempenho atlético e muito mais.


A rúcula, planta da família dos crucíferos, que inclui brócolis, couve-flor, couve, couve de Bruxelas, repolho, nabos e rabanetes, agrião, etc., todos conhecidos por serem excelentes fontes de antioxidantes, substâncias que ajudam naturalmente o corpo a desintoxicar de toxinas e metais pesados.


Além disso, a rúcula é uma fonte de fibras, vitamina K, vitamina C, folato, cálcio, glucosinolatos, substância que contêm enxofre, estimulante natural do sistema imunológico, que têm o poder de combater o câncer.


As dietas ricas em vegetais e folhas verdes são essenciais para a nossa saúde e bem-estar, pois, nos ajudam a nos saciar mais facilmente, além de melhorarem as defesas de nosso organismo contra doenças simples e complexas, como por exemplo: reduzem o risco de doenças cardiovasculares, melhoram a saúde óssea, regulam os níveis de glicose (açúcar) no sangue, previnem câncer, etc.


Mirtilos- o consumo regular de frutas vermelhas (todas as berries), está ligado a fornecer uma ampla gama de nutrientes benéficos à saúde que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, doenças degenerativas, processos de envelhecimento, câncer, inflamação, promovendo a saúde flora / microbiota intestinal, e mais.

Os mirtilos em particular, são uma grande fonte de fibras, vitamina C, vitamina K, oligoelementos, minerais, anti-inflamatórios, fito químicos e antioxidantes de pigmentos, incluindo flavonoides que contribuem imensamente para a saúde e o bem-estar.


As nozessão carregadas com nutrientes essenciais como as gorduras ômega-3, vitaminas, minerais e antioxidantes, todos necessários para uma boa saúde e bem-estar. O consumo regular de nozes ajuda na saúde do cérebro, na prevenção de doenças cardíacas, câncer, etc.


Dicas:


Não desperdice as folhas e caules das beterrabas.


As folhas, misture em saladas de folhas verdes e os caules, corte-os bem fininho. tempere com cebola roxa, coentro, suco de limão fresco, azeite de oliva, pimenta e sal marinho para fazer uma salada crocante e deliciosa.

A presença de flavonoides encontrados nos caules e folhas da beterraba fortalecem nossos próprios antioxidantes a combaterem processos de inflamação crônica.


Um estudo feito com ratos mostrou que os flavonoides têm efeito protetor ao fígado contra os danos oxidativos induzidos por uma dieta rica em gordura.


Incrível, não é mesmo?

Deus nos deixou tudo que precisamos.


Por favor, deixe teu comentário se você gostou desta receita. Isto me ajudará a criar conteúdo que seja mais interessante para você.


Referências: