• eliannigaio

Como Criar Coerência Entre o Coração e o Cérebro


Coerência entre o coração e o cérebro. O que significa?


Neste artigo, vou falar sobre uma técnica fácil, simples e poderosa de criar coerência entre nosso coração e o cérebro, chamada de coerência entre o coração e o cérebro.


Primeiro, o que é coerência?


Coerência é um estado de equilíbrio entre o coração, a mente e as emoções e quando estamos em coerência, nosso coração ressona na mesma frequência que o campo eletromagnético da terra. Esta frequência afeta positivamente a nós e a tudo e todos ao nosso redor, emitindo um campo eletromagnético que mede até um metro fora de nosso corpo.


O poder do coração humano


Os cientistas estão revelando que nosso coração é muito mais do que apenas um órgão que bombea o nosso sangue. Habitualmente, eles se concentravam em estudar a resposta do coração aos comandos do cérebro. No entanto, quando os pesquisadores mapearam o tráfego neurológico do nosso corpo eles puderam ver que o coração envia muito mais informações para o cérebro do que o cérebro envia para o coração.


Ou seja, eles descobriram que o coração envia comandos poderosos ao cérebro, muito mais do que o cérebro envia ao coração. E os cientistas dizem que existe "um diálogo dinâmico, contínuo e de duas vias entre o coração e o cérebro, onde um influencia continuamente a função do outro" de quatro maneiras:


. Comunicação neurológica - por meio da transmissão de impulsos nervosos para o sistema nervoso

. Comunicação bioquímica - via hormônios e neurotransmissores

. Comunicação biofísica - através de ondas de pulso

. Comunicação energética - por meio de interações de campo eletromagnético (1, 2)


Os benefícios da coerência entre o coração e o cérebro


Os cientistas identificaram que esta “conversação” que acontece o tempo todo entre o coração e o cérebro, pode afetar positiva ou negativamente o nosso desempenho e saúde, dependendo do que o nosso coração estiver sentindo.


Assim, eles perceberam que através de uma técnica simples de coerência entre o coração e o cérebro, nosso cérebro pode produzir uma cascata de aproximadamente 1300 reações neuro, hormonais e bioquímicas que trazem benefícios para todo o nosso corpo e saúde num geral.


Como magica, os benefícios da coerência entre o coração e o cérebro não se limitam ao nosso corpo, pois afetam e beneficiam tudo ao nosso redor e podem ser ampliados quando um grupo de pessoas estão juntos em um estado de coerência. E as comunidades sincronizadas em coerência apresentam menor taxa de violência e maior índice de cooperação entre elas. Incrível, não é mesmo? (3, 4)


Este fenômeno é explicado pelo Dr. Gregg Braden em um de seus livros chamado: Resilience from the Heart. E para quem não conhece o Dr. Braden, ele é um extraordinário cientista, educador internacional e autor best-seller de vários livros incríveis, onde ele revela muitos experimentos inovadores que mostram evidências dramáticas de uma teia de energia que conecta tudo em nossas vidas e no mundo.


Portanto, o Dr. Braden diz que esta técnica de coerência entre o coração e o cérebro é um ato muito antigo e primitivo. Uma verdadeira ferramenta, muito poderosa e que pode implementar mudanças em nossas vidas a qualquer momento. Uma técnica que nos dá resiliência em um mundo em mudanças e que nos permite abraçar as mudanças de uma forma realmente saudável.


Assim, quando aprendemos a gerar maior coerência do nosso ritmo cardíaco e sustentarmos emoções positivas em nosso coração, beneficiamos todo o nosso corpo com uma poderosa resposta imunológica. E além disto, esta técnica afeta profundamente a maneira como percebemos, pensamos, sentimos e atuamos em nosso mundo, reforçando sentimentos positivos e estabilidade emocional.


Por isso, convido você a incorporar em tua rotina diária esta técnica simples e poderosa que leva apenas 2-3 minutos e produz uma cascata de efeitos positivos no corpo que podem durar por até seis horas.


Três etapas para harmonizar o coração com o cérebro


Primeiro Passo


“Toque suavemente na área de teu coração de forma que seja confortável para você. Pode ser com a palma da mão aberta ou como você queira.


Mude a tua atenção da tua mente pensante e foque tua atenção em teu coração. Portanto, toque no teu coração e permita que a tua atenção sinta e preste atenção neste toque.


Por que isto é importante?


Estamos tão condicionados a prestar atenção em nossos pensamentos que muitas vezes, quando somos solicitados a observar e sentir o nosso coração, continuaremos focados em nossos pensamentos. E quando colocamos a mão no coração, nossa atenção se dirige para o lugar do corpo onde sentimos o toque.


Segundo Passo


Diminua e acalme a tua respiração. Inspire em 5 segundos e expire em 5 segundos ou mais. De maneira confortável para você.


Por que isto é importante?


Acalmando a respiração enviaremos um sinal importante ao nosso cérebro de que estamos voltando nossa atenção para dentro de nós mesmos. E isto só é possível quando fazemos de um lugar onde nos sentimos seguros. Deste modo, estaremos enviando uma mensagem ao cérebro de que estamos em um lugar seguro (independentemente do que estiver acontecendo em nossa volta).


Esta simples mudança acalma o cérebro e desativa a produção de hormônios de estresse (cortisol, adrenalina, etc.). E imediatamente ativa a produção de uma cascata de hormônios anti-envelhecimento e reparadores do corpo, além de uma poderosa resposta autoimune.


Terceiro Passo


Este passo é muito poderoso e potente e tem a ver com o que sentimos. Assim, ative um sentimento positivo em teu coração.


Enquanto você estiver respirando lenta e profundamente e tocando teu coração, tente de forma sincera experimentar um sentimento regenerativo e positivo no teu coração, que pode ser um ou a combinação dos seguintes sentimentos:


Carinho/amor

Afeto/apreço

Gratidão

Compaixão

*Estes sentimentos podem ser por qualquer coisa, qualquer pessoa ou mesmo por você próprio.


A capacidade de sustentarmos estes sentimentos positivos em nosso coração que produzira coerência entre o nosso coração e o nosso cérebro.


Por que isso é importante?


Os pesquisadores descobriram que estas quatro palavras (carinho/amor, afeto/apreço, gratidão e compaixão) permitem desencadear uma experiência entre nosso coração e nosso cérebro que cria uma coerência de 0,1 hertz.


Resumindo


Enquanto respiramos lenta e profundamente com a mão sobre o coração, devemos nos esforçar a sentir em nosso coração os sentimentos de carinho/amor, afeto/apreço, gratidão, compaixão ou qualquer outro sentimento positivo, por qualquer coisa, qualquer pessoa, ou por nos mesmos. Assim, obteremos um estado de coerência entre nosso coração e cérebro, que poderá ser mantido se sustentarmos estes sentimentos positivos em nosso coração.


Nota: Eu pratico esta técnica ouvindo uma música que toque meu coração (aqui, aqui, aqui) e assim consigo sentir uma sensação ainda mais forte de satisfação e bem-estar que vai além do meu coração.


Simples, não é mesmo?


Por que você não tenta?Lembre-se, quando uma pessoa está em um estado mais coerente, há uma mudança no equilíbrio autonômico relativo e os sistemas do corpo funcionam com um alto grau de eficiência e harmonia. E neste estado, nossos processos regenerativos naturais são facilitados.


Por isto, te incentivo a praticar esta técnica três vezes ao dia durante um mês e sentir a diferença na tua saúde e bem-estar. Aposto que você vai adorar a sensação de ter um coração mais coerente e, com certeza, vai sentir os resultados positivos deste exercício simples e poderoso em tua vida.


Por favor, deixe teu comentário no link abaixo.


Até breve


93 views0 comments